Realizar o setup e deixar a máquina do seu jeito é um trabalho bem legal de ser feito mas quando você precisa fazer a mesma coisa mais de 1x começa dar aquela “preguiça do bem” aquela que te faz pensar.
Porque não automatizar este processo?
Seguindo nessa linha de facilitar a minha vida ao trocar de máquina resolvi criar o meu dotfiles. Ou seja dotfiles nesse contexto é um arquivo que facilita a instalação e configuração de suas ferramentas preferidas. Ou seja é pessoal mas você pode verificar o que os outros desenvolvedores estão usando e se inspirar e testar essas ferramentas no seu dia a dia. Neste link do github https://dotfiles.github.io/ você tem alguns exemplos.
Para criar esta configuração você pode usar qualquer tipo de linguagem ou ferramentas para escrever este script. No meu caso eu acabei escolhendo Shell script utilizando o interpretador bash. Shell script é uma linguagem de script usada em vários sistemas operacionais, com diferentes dialetos, dependendo do interpretador de comandos utilizado. Um exemplo de interpretador de comandos é o bash, usado na grande maioria das distribuições GNU/Linux.
Este scritp esta no meu github no repositório https://github.com/rtancman/dotfiles. No meu dotfiles você irá encontrar scripts para sistemas Debians Like, Fedora e OSX. Atualmente o meu SO preferido é o fedora e por este motivo ele é o mais atualizado no meu projeto. Caso você precise de uma configuração específica para o seu SO, pode se inspirar neste projeto e em outros para criar o seu dotfiles. Sinta-se a vontade também para forkar e me ajudar a manter essas configurações atualizadas PRs são sempre bem vindos.
No meu dotfiles você vai encontrar as seguintes ferramentas:
Aplicações
Editores
Linguagens
Bancos
Clientes
Tools
Para utilizar o meu dotfiles basta seguir as seguintes instruções:
$ git clone git@github.com:rtancman/dotfiles.git
# Run MacOSX
$ bash main.sh -u YOUR_LOCAL_USER
# Run linux
$ sudo bash main.sh -u YOUR_LOCAL_USER
Grande Abraço